Águas Guariroba realiza plantio de 200 mudas de árvores na APA do Lageado

Divulgação

A Área de Preservação Ambiental (APA) do córrego Lageado recebeu o plantio de 200 mudas de árvores nativas do cerrado em uma ação realizada pela Águas Guariroba no último sábado, 30/05. O evento aconteceu em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado no próximo dia 05 de junho. Membros do Rotary Clube de Campo Grande “Alvorada”, escoteiros do grupo Atalaias do Pantanal e alunos do projeto Bom de Bola, Bom na Escola participaram da ação ambiental.

O presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, destacou a importância da data para trazer à tona o tema preservação ambiental. “Com eventos assim, nós queremos incentivar toda a sociedade para preservar os nossos recursos naturais. Assim, teremos água para a vida toda”. De acordo com o gestor de Meio Ambiente da concessionária, Fernando Garayo, o plantio de mudas de árvores na APA do Lageado chama a atenção para os cuidados que se deve ter na manutenção das matas ciliares. “Estamos em uma APA responsável por 17% do abastecimento de água da cidade. É preservando e protegendo as nascentes que poderemos produzir mais água”, comentou Garayo.

Divulgação

“Fico muito feliz em ver uma empresa preocupada em plantar árvores, em cuidar da natureza. Gostaria de ver isso todos os dias. Todos deveriam plantar uma árvore. Onde cabe uma muda, devemos plantar”, disse o presidente do Rotary Clube “Alvorada”, Aldo Lothario Stentzler. Aroeira pimenteira, pau-formiga, ipê branco, paineira rosa, imbirussú, ipê roxo e moringa foram as espécies plantadas. Durante o evento, ainda foram distribuídas sementes de Canafístula – árvore nativa ornamental de flores amarelas, ideal para plantio em parques, praças, jardins e recuperação de áreas degradadas.

Para a escoteira Déborha Ferreira, de 11 anos, o plantio é uma aula prática de educação ambiental. “Além de ajudar o meio ambiente, estamos fazendo a nossa parte e aprendendo como é importante cuidar da natureza”, comentou. Leonardo Barbosa de Freitas, de 13 anos, disse que a manhã de plantio contribuiu muito para preservar a água e despoluir o ar. “Com mais árvores, a mata ciliar está sendo preservada e as plantas trarão mais oxigênio para a natureza”, disse.

Divulgação

As mudas plantadas e as sementes distribuídas foram cultivadas no viveiro mantido pela Águas Guariroba na estação de tratamento de esgoto Los Angeles. O local tem capacidade para produzir 50 mil exemplares ao ano. As árvores são plantadas nas áreas dos mananciais, na arborização urbana, em unidades da empresa e também em atividades educativas.



Fonte: ASSECOM
Por: Rogério Valdez
Tecnologia do Blogger.