​Feira Livre de Dourados vai ter venda de peixe fresco


Primeira ação de comercialização acontece nos dias 6 e 7 de junho; dois produtores já confirmaram presença 


Venda de peixe na Feira Livre de Dourados será feita da mesma forma que ocorreu na Festa
 do Peixe, no Parque Rego d’Água Primo Fioravante Vicente - Foto: A. Frota/arquivo

Fazendo parte da proposta de inovar para a população e incentivar os setores produtivos, o prefeito Murilo apresenta mais uma novidade na Feira Livre de Dourados, a venda de peixe fresco.

A ação piloto de venda do alimento natural acontece nos dias 6 e 7 de julho, no horário de funcionamento normal da feira, ou seja, sábado até a noite e domingo até meio dia.

Até agora dois produtores de Dourados já confirmaram a venda na feira, Alexandre Brandão Nunes, que produz na região próxima a Porto Vilma, e Jean David, cuja propriedade está no distrito de Itahum.

O sistema de comercialização será o mesmo adotado na Festa do Peixe, através de acordo com o Ministério Público Estadual. O peixe é abatido num frigorífico inspecionado e levado para o local da venda no gelo. “É um alimento com sabor natural; o peixe não é congelado, mas resfriado”, afirma Adolfo Garcia, técnico da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável).

Foto: A. Frota/arquivo

Já o técnico da Semafes (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Rubens Moreira Junior, explica que a política de preço do produto será a de buscar o menor valor possível para o consumidor, incentivando o consumo do peixe, alimento muito saudável, pelas famílias. Rubens lembra que, dependendo da aceitação na feira central, o produto poderá ser levado também para as feiras dos bairros.

Além da Semafes e da Semdes, a Secretaria de Serviços Urbanos trabalha na organização da nova atividade que incrementa ainda mais a Feira Livre de Dourados. O SIMD (Serviço de Inspeção Municipal) e a Vigilância Sanitária acompanham e orientam os produtores para que o processo ocorra dentro dos padrões de sanidade e segurança para o consumidor.

A partir da primeira experiência, a Prefeitura de Dourados fará os ajustes necessários para que a venda de peixe fresco continue, beneficiando milhares de famílias douradenses.

CARNE - A outra proposta de Murilo, cuja ideia foi recebida com muito sucesso, é a venda de carnes na Feira Livre. Pelo menos metade dos donos de casas de carnes (açougues) legalizados no SIMD (Serviço de Inspeção Municipal) confirmaram interesse na proposta. A ação está sendo coordenada pela Semdes.

Elizabeth Salomão, secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, ressalta que, com a venda de carnes e peixe na feira, o prefeito Murilo encontra uma forma de incentivar a produção no campo, a industrialização e, ao mesmo tempo, valoriza a cultura do douradense de ir às feiras e ainda promove o consumo do alimento fresco e saudável.



Fonte: ASSECOM
Tecnologia do Blogger.