Presidente da Fiems entrega certificados e pesquisa mineralógica em São Gabriel
Em cerimônia realizada na Prefeitura de São Gabriel do Oeste nesta terça-feira (19/05), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, entregou os certificados de conclusão de cursos do Senai para 52 pessoas e o Relatório de Pesquisa Mineralógica do município produzido pelo LabSenai Cerâmica, de Rio Verde, para verificar o potencial mineralógico da região. O estudo constatou que São Gabriel do Oeste apresenta alto potencial para exploração de atividade mínero-industrial, de importância fundamental para o desenvolvimento da indústria da construção civil.
Segundo Sérgio Longen, o município de São Gabriel é pujante e vem demonstrando que, com organização e planejamento, se pode conquistar e superar a crise econômica. "Nós empresários temos trabalhado incansavelmente para o desenvolvimento dos municípios do interior do Estado para criar uma nova frente de desenvolvimento em Mato Grosso do Sul. A Fiems tem buscado parcerias como essa feita com a Prefeitura para amenizar os efeitos dessa a crise", declarou.
![]() |
Divulgação |
O presidente da Fiems acrescenta que apenas com união e trabalho será possível superar essa fase de descrédito e desconforto, principalmente, na esfera política. "Precisamos virar essa página e buscar oportunidades. Nessa condição, nós acreditamos que vamos superar esse desafio, gerando mais emprego e melhor renda para os trabalhadores", garantiu, reforçando que a Federação tem proporcionado a qualificação de mão de obra em todas as regiões do Estado. "Nessa linha de trabalho, nós levamos as nossas ações para todos os municípios sul-mato-grossenses", pontuou.
A gerente de qualidade do LabSenai Cerâmica, Vânia Carla da Silva Souza Brito, detalhou que a pesquisa mineralógica de São Gabriel do Oeste foi desenvolvida em três etapas. "A primeira consistiu no levantamento das coordenadas geográficas, enquanto a segunda selecionou 19 pontos para perfuração com retroescavadeira, colocando em evidência as características dos depósitos mineralógicos por meio de análises físicas e térmicas", informou.
Vânia Brito destacou que a terceira e última etapa foi a análise dos ensaios coletados aliada à definição dos pontos para pesquisa de prospecção com broca, de aproximadamente 22 metros de profundidade. "Todas as amostras apresentam potencial para utilização em massas cerâmicas. Distintas formulações foram testadas em laboratório e resultados satisfatórios foram obtidos no que diz respeito ao desenvolvimento de uma massa de piso cerâmico esmaltado a partir das matérias-primas disponíveis", disse.
Qualificação
Ainda durante a cerimônia, o presidente da Fiems e o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, entregaram os certificados de conclusão de cursos para 52 alunos dos cursos de assistente administrativo, eletricista de automóveis, soldador de processo eletrodo revestido e eletricista industrial do Senai. Além disso, eles lançaram os cursos gratuitos de confeitaria fina, assistente de recursos humanos, operador de computador, encanador instalador predial, eletricista de instalações prediais e processo de soldagem TIG, MIG e MAG do Senai.
"Há cerca de dois meses, o prefeito Adão Rolim esteve na Casa da Indústria, em Campo Grande, em busca da ampliação da parceria do Senai na formação de mão de obra no município e hoje trazemos esses seis cursos com a disponibilização de 340 vagas. Estamos reafirmando o nosso compromisso de desenvolver a indústria do Estado, investindo cada vez mais na educação", garantiu Sérgio Longen.
Para o prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim, não há universidade melhor do que a vida. "Acredito que é realmente o trabalho produz riquezas, não só o trabalho, mas também o conhecimento. Não é uma riqueza em grande volume, mas ter uma perspectiva de futuro, dar condições para a família de uma vida melhor não tem preço. Queremos agradecer a parceria que temos e sempre tivemos e que nesse momento se concretiza de forma mais efetiva, com resposta imediata das nossas solicitações, com cursos que foram feitos e novos curso que foram lançados hoje", analisou.
Ele ressaltou que, com a ampliação das atividades do Frigorífico Aurora, foram instalados equipamentos modernos, fazendo-se necessária a habilitação da mão de obra para operá-los. "Por isso a importância da chegada dos cursos e é nesse momento que temos de estar preparados. Além disso, com o avanço da industrialização, a demanda da construção civil deve aumentar, contribuindo com o nosso índice de crescimento", avaliou.
![]() |
Divulgação |
O deputado estadual Paulo Corrêa, presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia de Mato Grosso do Sul, acrescentou que era visível nos olhos dos formandos a satisfação de receber um diploma do Senai. "Futuramente, essas pessoas poderão se tornar microempreendedoras ou funcionárias de alguma grande indústria. Vejo a revolução da qualificação que possibilita emprego e investimentos, gerando o desenvolvimento do município", finalizou.
Já a aluna do curso de panificação do Senai, Marli da Silva, 46 anos, conta que já atua no ramo há mais de 10 anos e escolheu o curso para iniciar o próprio negócio. "Acredito que o Senai me oferece as ferramentas necessárias de conhecimento para aprender receitas novas e me especializar, além do entusiasmo para abrir a minha empresa", disse. O aluno do curso de eletrotécnica do Senai, Ronaldo de Matos Castro, 32 anos, também já trabalha no ramo de eletricista e acredita que as possibilidades de aprendizado nunca se esgotam. "A cada curso aprendemos algo novo e isso sempre acrescenta no nosso trabalho. É um conhecimento que levamos para vida", completou.
Fonte: ASSECOM/FIEMS
Por: Daniel Pedra
Post a Comment