LÍNGUA PORTUGUESA: Por Fernando Marques




A NÍVEL DE / EM NÍVEL DE - Embora as duas expressões sejam dispensáveis, nível pode ser usada com sentido figurado, com acepção de padrão ou qualidade:

“Ela é uma professora de alto nível”; “Foi um diálogo de alto nível”. A nível de é uma das expressões que irritam os intelectuais, afrontam os inteligentes e causam dor aos ouvidos das pessoas de bom gosto gramatical. A pessoa que, equivocadamente, usa a expressão a nível de comporta-se como se afirmasse: "Não me preocupo com o julgamento ruim que possam fazer a meu respeito por causa da expressão que insisto em usar". Entre os políticos, há quem use “a nível de” em quase todas as frases. Contudo, nem mesmo os mais próximos bajuladores mostram coragem para corrigi-los. (Discretamente, amigo corrige! Bajulador não é amigo). Há até cirurgião plástico afirmando que faz modelagem a nível de nariz, a nível de queixo, a nível de seios, a nível de nádegas, a nível de pé, a nível de unha etc.

À RUA / NA RUA - Tratando-se de movimento, ou seja, quando o verbo principal indica ir a algum lugar, chegar, chamar ou sair rege a preposição a. Exemplos: Vou à Rua Professora Lourdes Marques. O menino foi à rua para se banhar chuva. Dando o significado de quietação (endereçamento ou localização), deve-se usar a regência em. Exemplos: Moro na Rua Galo da Serra. A loja da minha irmã fica na Av. Paulista. Fixamos nosso escritório de distribuição na Rua Darcy Marques, 116, em São Paulo. Há três farmácias na Praça Tiradentes. 

Formas incorretas: Sito a Rua... Sita a Avenida... R: Barão do Rio Branco, nº 212 (depois da vírgula, não se grafa a abreviatura do vocábulo número). Rua: Barão de Ladário... Rua XV de Novembro,... R. VII de setembro,... 

Formas corretas: Situado na Rua... Situada na Avenida... Rua Barão do Rio Branco, 212 Rua Barão de Ladário... Rua 15 de Novembro,... Rua 7 de Setembro,...




*Fernando Marques – ex-professor de Direito Econômico e de Português Jurídico na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, é palestrante, escritor e revisor de Trabalhos Científicos. “Redigir, Dialogar e Discursar Corretamente”, “Palavras Certas, Portas Abertas”, “Manual de Indicação da Crase”, “Aprimorando o Saber”, “Como Fazer e Como Apresentar o TCC”, são alguns dos seus mais importantes livros.
Tecnologia do Blogger.