Dia do Povo Paraguaio é celebrado com homenagens na Assembleia Legislativa


Homenageados durante a Sessão Solene em comemoração ao Dia do Povo Paraguaio
Foto: Wagner Guimarães/ALMS

Homens e mulheres que contribuíram para o intercâmbio cultural, político e econômico entre Brasil e Paraguai foram homenageados nesta quinta-feira (14/5), na Assembleia Legislativa, durante a sessão solene em comemoração ao Dia do Povo Paraguaio, proposta pelo deputado Cabo Almi (PT), segundo secretário da Casa de Leis. Almi destacou a merecida homenagem ao povo irmão: “É uma satisfação e alegria enorme, pois sempre tive uma parceria com a Colônia Paraguaia. Os paraguaios e suas crenças, danças, música, culinária e folclore contribuíram muito para a formação de Mato Grosso do Sul. Hoje eu tenho a oportunidade de recordar e enaltecer esse povo. Viva a Independência e o Povo Paraguaio!”.

O presidente da Associação Colônia Paraguaia, Silvio Cantero, agradeceu a Casa de Leis e declarou que a celebração do Dia do Povo Paraguaio é um 'divisor de águas', pois a partir desse momento, os paraguaios "passaram a fazer parte realmente de Mato Grosso do Sul". Em nome dos homenageados, o vereador Airton Araujo (PT) afirmou que, pelo legado cultural que o povo paraguaio deixou ao sul-mato-grossense, há muito a ser comemorado. "Quem nasceu ou viveu por aqui conhece as entrelinhas da tradição paraguaia. Parabenizo o Parlamento pela iniciativa de comemorar a presença deste povo e daqueles que ajudaram a manter viva a cultura paraguaia em nosso Estado”, frisou Airton.

Emoção – O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS), Jerson Domingos, lembrou que, apesar de ser descendente de libaneses, suas relações familiares sempre foram com o povo paraguaio. "Não é um povo estrangeiro no Estado. Ajudou a construí-lo através da sua força e cultura", disse Domingos. Já o secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, afirmou que é um parceiro permanente na luta pela preservação da cultura paraguaia.

O cônsul do Paraguai, ministro Angel Adrian Gill Lesme, disse que era uma gratidão e felicidade para ele e seu povo ser homenageado, "pois formamos uma parte de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul”. Já Lucinda Martins Ximenes, de 93 anos, agradeceu com orgulho a homenagem. "Nunca fui homenageada antes. Estou muito feliz e orgulhosa. É um reconhecimento aos descendentes que, como eu, moram aqui”, completou Lucinda. O paraguaio e músico Victor Hugo pontuou que a homenagem é "importante, especialmente, para os paraguaios que estão radicados há muito tempo no País".

Homenageados - Cabo Almi homenageou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o conselheiro Jerson Domingos, o vereador Airton Araujo (PT), Alexandre Zueiwskiy Neto, Anselmo Quevedo, Assuncion Brito Fretes, Asterio Ramon Benites, Benito Marin (in memorian), Bernarda Zárate, Candida Benites, Ciriaco Benites, Daniella Penrabel de Souza, Edelmira Samaniego Amarilla, Francisco Souza Netto, Inacio Anibal Quevedo Cabanhas, Iracema Maria Ferreira, Ivo Leite Pereira, Izola Soares Mussini, Jorge Quevedo, Juvêncio César da Fonseca, Luiz Gimenez, Maria Lourdes dos Santos Zelada, Mauricio Canteiro (in memorian), Neide Leite Pereira e Nelson Cintra Ribeiro.

Nery Godoy, Orivaldo Mengual, Padre Clarindo Redin, Salvador Valter Lopes Arruda, Sergio Quevedo, Suely Brandão, Syrlene Maria Nabhan Benetti, Victor Hugo, Matilde Cabreiras Fernandes, Adelaide Atienza, Marcela Yamanaka dos Santos Souza, Pierre Adri, Gilbraz Marques da Silva, Lourival Ribeiro da Paixão, Daniel Flores, João Bosco Martins e Iron Dias de Azevedo também foram agraciados por proposição de Almi.

O deputado Renato Câmara (PMDB) homenageou Eusébio Lopes e Apolinário Benitez Alfonso. Amarildo Cruz (PT) prestigiou Oranir Lucia de Moraes Navarro e Sabino Ortega. A deputada Mara Caseiro (PTdoB) homenageou Albino Romero. Anatalia Nunes Sanabria e Alexandre Delgado foram lembrados pelo deputado João Grandão (PT). Já o deputado Barbosinha (PSB) homenageou Lucinda Martins Ximenes e a deputada Antonieta Amorim (PMDB) rendeu homenagem a Carmem Delgado Dias.

Independência – No dia 14 de maio é comemorada a independência do povo paraguaio. Para estreitar o laço entre os povos irmãos, a data foi instituída como o Dia do Povo Paraguaio, pela Lei nº 2.235, de 29 de maio de 2001, de autoria do então deputado Antonio Carlos Arroyo. Atualmente, a colônia em Mato Grosso do Sul está estimada em 300 mil paraguaios e descendentes, sendo que 80 mil vivem em Campo Grande.







Fonte: ASSECOM/ALMS



Tecnologia do Blogger.